O município de Delmiro Gouveia recebe quinta (10) e sexta-feira (11) a carreta do Programa Roda-Hans, que promove ações de conscientização, capacitação técnica e diagnóstico precoce da hanseníase. O projeto, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), ocorre das 8h30 às 16h30, no bairro El Dourado, no antigo Hospital Dr. Antenor Serpa.
A carreta, que conta com cinco consultórios e um laboratório, beneficiará também os moradores das cidades de Água Branca, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas. O atendimento será realizado por profissionais da Rede Municipal de Saúde e conta com o apoio de um especialista para diagnóstico de hanseníase, com o acompanhamento dos pacientes diagnosticados nas unidades de saúde de referência local.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, enfermeira Itanielly Queiroz, ressalta que a identificação precoce evita que a doença se agrave e, por isso, a importância da população procurar atendimento médico. “A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, de evolução lenta, que atinge pele e nervos periféricos e com potencial de causar incapacidades físicas. O diagnóstico é essencialmente clínico, portanto, faz-se necessário para a identificação dos casos o desenvolvimento de ações contínuas de busca ativa e educação em saúde”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a iniciativa assegura que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce da hanseníase. “A hanseníase é uma doença milenar, que infelizmente ainda está presente na nossa sociedade. Por isso, projetos como esses são tão importantes, pois levam atendimento especializado para nossos alagoanos”, enfatizou, ao relembrar que a iniciativa ocorreu nos municípios de União dos Palmares, Atalaia, Maceió, Penedo, Campo Alegre, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.
0 Comentários